
Sobre o evento
Em 2020 atrás, numa época marcada por retrocessos acadêmicos, seja por motivos políticos ou devido a uma pandemia global, escolhemos criar este evento na tentativa de iluminar um pouco o caminho a nossa frente, homenageando um grupo de pessoas que venceu as dificuldades históricas impostas pela sociedade e decidiu perseguir uma carreira numa área predominantemente masculina: As Astrocientistas.
As Astrocientistas, além de uma homenagem, também busca criar visibilidade no país para as pesquisadoras das Astrociências e representatividade para as futuras gerações de meninas na ciência.
Em referência ao título do evento, usamos o neologismo “Astrociências” para designar as diversas ciências físicas dedicadas ao universo, sua evolução e seus constituintes.
O evento foi idealizado por Carla e Tays, mas só se tornou realidade com o apoio de Emmanuel, Paola e Rodrigo.
Código de Conduta
Nós, do evento As Astrocientistas, adotamos o código de conduta elaborado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).
É política da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que todas as pessoas no evento, incluindo participantes, pessoas convidadas, equipes de vendas, equipe de apoio, pessoas terceirizadas, pessoas voluntárias e todas as demais partes interessadas nas reuniões SBF, sejam tratadas e também se comportem de maneira profissional, acolhedora, e livre de qualquer forma de discriminação, assédio moral, assédio sexual, importunação sexual, retaliação, violência física ou verbal.
As pessoas participantes deverão tratar umas às outras com respeito e consideração para criar um ambiente acadêmico, inclusivo e profissional durante o evento. A criação de um ambiente de apoio para permitir a discussão científica em eventos é responsabilidade de todas as pessoas participantes.
As pessoas participantes evitarão quaisquer ações ou declarações inadequadas com base em características individuais como idade, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, expressão de gênero, estado civil, nacionalidade, filiação política, status de habilidade, histórico educacional ou qualquer outra característica protegida por lei. Comportamento perturbador ou de assédio de qualquer tipo não será tolerado. O assédio inclui, mas não se limita a, comportamento e linguagem inadequados ou intimidantes, piadas ou comentários indesejados, toques ou atenção indesejados, imagens ofensivas, fotografia sem permissão e perseguição.
Violações a este código de política de conduta devem ser relatadas à comissão de organização do evento. As sanções podem variar de advertência verbal à expulsão da reunião e, se necessário, notificação às autoridades apropriadas. Qualquer retaliação por reclamações de conduta inadequada não será tolerada. Se qualquer participante observar comentários ou ações inadequadas e a intervenção pessoal lhe parecer apropriada e segura, essa pessoa deve levar em consideração todas as partes antes de intervir.
O Comitê Organizador
Idealizadoras:
Carla Rodrigues Almeida e Tays Miranda
Organizadores da 1º Edição:
-
Emmanuel Frion
-
Paola Delgado
-
Rodrigo von Marttens
-
Tays Miranda
Organizadores da 2º Edição:
-
Alexandre Almeida
-
David Camarena
-
Denis Campos Rodrigues
-
Emmanuel Frion
-
Ingrid Costa
-
Isaac Torres
-
Olesya Galkina
-
Paola Delgado
-
Rodrigo von Marttens
-
Tays Miranda

As Astrocientistas Na Mídia
Entrevista:
“Pesquisadoras pistolas” criam projeto para divulgar ações de mulheres brasileiras cientistas - Entrevista com Tays Miranda - Brasil de Fato
Notícia:
Astrocientistas debatem desafios da carreira em encontro virtual - Agência Brasil
Artigo
As Astrocientistas e o paradoxo da desigualdade de gênero na física - Cadernos de Astronomia
Blog
Astroscientistas : A note from the organizers -
Entrevista
Um passo a mais para a inclusão da mulher na ciência brasileira - Entrevista com Carla R. Almeida - Observatório Astronômico IFES